Post-222-2

 

JUSTIÇA FEDERAL EXCLUE O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E DA CSLL

Desde 2017, com a publicação da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições sociais PIS e COFINS, com repercussão geral (todos os tribunais terão que adotar o mesmo entendimento), estão ocorrendo reflexos com relação à base de cálculo de outros tributos.

Um dos casos é o da exclusão do ICMS da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, ainda que nos casos de apuração dos tributos sob o regime do Lucro Presumido.

A 14ª Vara Federal da Justiça de São Paulo, decidiu pela referida exclusão no processo n. 5017645-34.2018.4.03.6100, do qual se extraiu os seguintes parágrafos.

 

O entendimento adotado pelo E. Supremo Tribunal Federal que definiu que o ICMS, por não compor faturamento ou receita bruta das empresas, deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins, também deve ser aplicado em relação ao presente caso, já que as exações têm exatamente a mesma base de cálculo. Nesse sentido, o seguinte julgado:

……………………………………………………………………………………………………

  1. Não se tratando de receita bruta, os valores recolhidos a título de ICMS não compõem a base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

 

De igual forma foi julgado pela 5ª Vara Federal de Ribeirão Preto , no Mandado de Segurança n. 5002143-83.2017.4.03.6102

 

Esta questão deverá ser julgada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal que determinou a necessidade de não haver elementos estranhos à base de cálculo dos tributos.

Quanto à questão da tese ser mais aceita para o lucro real do que para o regime de lucro presumido, esta questão deve ser superada em favor do contribuinte. Não é porque se trabalha com estimativas, no lucro presumido que o ICMS poderá ser considerado como acréscimo patrimonial ou faturamento da pessoa jurídica contribuinte.

 

Escritório França da Rocha

Advogada Cristina Zanello

 

Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.